+ sobre Beth Bado

🎭 Beth Bado no teatro de bonecos: arte, alma e território
Uma trajetória com sensibilidade e presença
Ela é uma referência brasileira no teatro de bonecos. Sua história artística começou na infância, com aulas de Ballet Clássico e Jazz. Ainda jovem, ela mergulhou no teatro e na produção cultural.
Essas experiências ampliaram sua visão sobre o papel da arte na sociedade.
Mais tarde, encantou-se pela linguagem do teatro de animação. Escolheu o boneco de luva como sua forma mais potente de expressão artística.
Desde 2004, atua exclusivamente no teatro de bonecos, levando emoção, crítica e afeto ao público por onde passa.
Além disso, desenvolve ações de formação cultural com crianças, jovens e educadores. Sua escuta sensível e abordagem afetiva tornam cada projeto único e transformador.
Boneco Carlão e o teatro de bonecos popular
Ao longo da carreira, criou o personagem Boneco Carlão, um mestre de cerimônias com carisma, sotaque portunhol e muito bom humor.
O personagem já esteve presente em festivais no Brasil, na Argentina e na França. Seu destaque no Festival de Charleville-Mézières, o mais prestigiado do mundo, foi marcante.
Por meio do Carlão, ela explora temas sociais com leveza e profundidade. O boneco provoca reflexão e empatia, cativando públicos diversos. Ele também ganhou espaço online, através do canal Boneco Carlão Oficial, onde compartilha vídeos curtos e divertidos.
Assim, Carlão se consolidou como símbolo da arte popular contemporânea. Sua voz mistura crítica e ternura, atingindo diferentes gerações com autenticidade.
Educação, inclusão e sustentabilidade no teatro de bonecos
Beth Bado no teatro de bonecos também atua como educadora e articuladora cultural. Ao lado de Nelson Haas, seu parceiro de vida e palco, desenvolve oficinas e projetos que unem arte e cidadania. Juntos, percorrem escolas, comunidades e espaços culturais de todo o Brasil.
Essas ações envolvem o público em vivências criativas e acessíveis. Como resultado, o teatro de bonecos se fortalece como ferramenta de identidade cultural e inclusão.
Além disso, Beth é cofundadora do grupo Bonecos da Montanha, conhecido por seu compromisso com práticas sustentáveis. Os espetáculos utilizam materiais reciclados e criam cenários a partir da reutilização consciente de recursos. A proposta une beleza estética e responsabilidade ecológica.
Liderança cultural e presença internacional
Atualmente é vice-presidente da ABTB (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos) e conselheira da UNIMA (União Internacional da Marionette). Ambas as instituições atuam pela valorização da arte da animação e são afiliadas à UNESCO.
Também integra o Comitê Eleitoral da UNIMA Internacional. Nessa função, contribui para a construção de processos democráticos e representativos no setor.
Além do palco, sua atuação fortalece redes de articulação política e dá visibilidade a artistas latino-americanos.
Portanto, seu trabalho ultrapassa os limites da cena. Ele inspira, conecta e transforma.
Beth Bado: arte com propósito
Por fim, Beth Bado constrói uma trajetória marcada por escuta, presença e compromisso com a cultura popular. Sua criação no teatro de bonecos brasileiro une técnica, política e beleza, sem jamais perder o encantamento.
Beth Bado, 50, puppeteer.
Her encounter with Arts started with Classical Ballet and Jazz as a child. Later, research in theater and active production of cultural and artistic events.
In 2004 she decided to get fully engaged with Puppetry.
Her passion for glove puppetry took her to perform in many cities in Brazil and in other countries such as Argentina, Uruguay, Peru, Bolivia and France.
Studied Philosophy and Public Relations.
Along with her partner, Nelson Haas, works with vulnerable children and teenagers using puppets as a tool for artistic expression and citizen development.
Their work is based on the triad ‘actor-puppet-audience’ which is a tribute to the long-forgotten times where simplicity used to be the artist’s universal language.
Their group, the Bonecos da Montanha, is environment-preservation oriented prioritizing re-used materials thus reducing the impact of their performances on the planet.
Beth Bado is currently the vice-president of ABTB (Brazilian Puppetry Association), an entity that represents UNIMA (Union Internationale de La Marionette) in Brazil.
Uma trajetória com sensibilidade e presença
🎭 Beth Bado no teatro de bonecos: arte, alma e território

Montagens de Espetáculos
2019 / AmericanaMente
2018 / Histórias do Carlão
2018 / Frida e Nossos Kahlos – Programa de Artes
2018 / O Coelho de Canela
2017 / Pluft, O Fantasminha – Programa de Artes
2016 / Caixas de Lambe-Lambe – Programa de Artes
2015 / Shreck – Programa de Artes
2014 / Rio 2 – Programa de Artes
2014 / Encontro Mágico
2012 / Encontro
2012 / Tcharã! Não são lindos, mas são gatos!
2011 / PAZcoa nos 5 Continentes
2010 / 4 Estações em Canela
2009 / Sonho de Uma Noite de Verão
2008 / O Proprietário
2007 / O Melhor do Só Rindo
2006 / Sempre é Natal
2005 / PersonaGens
2005 / Engano
Oficinas e Cursos de Especialização na Área do Teatro de Animação:
2017:
Animação para teatro de sombras – Julietta Tabusch, Argentina
Animação de Bonecos de Luva Chinesa – Grupo Wuan Chang
2015:
Animação de Marote para TV – Paulo Balardin, Caixa do Elefante.
2010:
Técnica Vocal – Luiz Alves.
Expressão Corporal – Gutto Basso.
2009:
Curso prático de assistente de direção com Júlio Saraiva.
Palestra sobre dramaturgia. Júlio Saraiva.
2008:
Construção da Personagem. Lindon Satoru Shimizu.
Dramaturgia para Teatro de Bonecos com Sergio Mercúrio, Argentina
2007:
Animação de bonecos na técnica chinesa de luva, com Jean-Luc Penso, França.
2006:
Animacion com títeres en sujeción directa. Cia arte de Cuba.
Animación de objetos. José Navarro – Inglaterra.
Construccion de títeres. Leomar teatro de Titeres – Argentina.
Seminario Titeres e Técnicas – Bolivia.
Primeira Semana de Estudos sobre Teatro de Animação. Ponto de Cultura Anima Bonecos. Rios do Sul/SC.
Palestra “O Diretor-Dramaturgo e o bonequeiro-Criador: Dramaturgia no Teatro de Animação”. Luiz André Cherubini. Rio do Sul/SC
Palestra “O trabalho do Ator-titiriteiro”. Valmor Beltrami (UDESC). Rio do Sul/SC.
Oficina “Fundamentos do Teatro de Animação”. Sobrevento, SP.
Workshop sobre história do teatro e técnicas de construção da Personagem pelo Ator José de Abreu
Encontro Nacional da TEIA – A Rede de Cultura do Brasil. Pavilhão da Bienal, São Paulo.
Participação no lançamento da Cartilha da Cultura Negra MinC, Museu do IPHAN.
2005:
Oficina de Sombras com o Grupo Lumbra, RS.
Manipulação de luva com Grupo Só Rindo, RS.
Participação em Festivais de Teatro
2022 – Festival Pan y Vino – Argentina – virtual
2021 – Festival BONECART – Cabo Frio/RS – virtual
2021 – Acción Cultural para el Dia de los Niños – Ecuador – virtual
2021 – 10º La Palabra em Escena – Argentina – virtual
2020 – 4º Encontro de Redes IberCultura Viva – On-line para os países Ibero Americanos
2019 – Festival Internacional kruvikas – Posadas/Argentina
2018 – Festival Internacional Tatá Verá – Iguazú/Argentina
2018 – Festival Internacional de Teatro de Bonecos Canela/Brasil
2018 – 30ª Semana do Teatro de Bonecos de Porto Alegre/Brasil
2017 – Bonecos Canela – Canela, RS
2017 – Tatá-Piriri – Eldorado, Argentina.
2017 – El Yorugua – Montevideu, Uruguai.
2016 – Bonecos Canela – Canela, RS
2015 – Festival Mundial de Teatro de Bonecos Charleville-Mèziéres, França
2015 – Kruvikas – Posadas, Argentina.
2014 – Bonecos Canela /RS
2013 – Bonecos Canela/RS
2012 – Mostra de Teatro Mulher em Cena – Caxias do Sul/RS
2011 – 10ª Mostra TeNPo – Porangatú/TO
2011 – Festival Chaco, Um Sueño con Títeres! , Argentina
2011 – 23º Festival Internacional de Teatro de Bonecos Canela/RS
2011- Mostra Sustentável de Teatro de Bonecos – Porto Alegre/RS
2010 – TEIA Nacional – Fortaleza/CE.
2010 – 22º Festival Internacional de Bonecos Canela/RS
2010 – Mostra Sustentável de Teatro de Bonecos – Porto Alegre/RS
2009 – 21º Festival Internacional de Bonecos Canela/RS
2008 – FITA – Festival Internacional de Teatro de Angra – Angra dos Reis/RJ
2008 – FITA Floripa – Festival Internacional do Teatro de Animação – Florianópolis/SC
2008 – 20o Festival Internacional de Bonecos Canela/RS
2007 – Ânima Uberlândia – Uberlândia/MG
2007 – 19o Festival Internacional de Bonecos Canela RS
2007 – Titiritay 2007 – Cochabamba/Bolívia.
2006 – Bienal Internacional de Teatro de Títeres para Adultos – Lima/Peru.
2006 – 18o. Festival Internacional de Bonecos Canela /RS
2005 – Festival de Teatro de Bonecos de Rio do Sul /SC
2005 – IV Semana do Teatro de Bonecos de Caxias do Sul
