Bonecos que Transformam – Inclusão e Cultura no Atelier
Arte, acessibilidade e cultura popular no coração de Gramado.

O projeto Bonecos que Transformam nasceu do desejo de aproximar pessoas por meio do teatro de bonecos, da escuta e da convivência cultural.
Realizado no Atelier dos Bonequeiros, em Gramado/RS, o projeto promove atividades gratuitas — rodas de conversa, apresentações, oficinas e shows — sempre em um espaço intimista, acolhedor e com acessibilidade em Libras.
Cada encontro é uma oportunidade de construir coletivamente um futuro mais diverso, mais justo e mais humano.
O que é o projeto?
Com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (Lei 14.399/2022) e da Prefeitura de Gramado, o Bonecos que Transformam – Inclusão e Cultura no Atelier realiza, de abril de 2025 a fevereiro de 2026, uma programação cultural contínua.
A proposta reúne apresentações teatrais, rodas de conversa sobre temas urgentes (como educação antirracista, o corpo feminino, capacitismo), oficinas e ações comunitárias.
Nosso compromisso é criar um espaço de encontro entre arte, acessibilidade e formação cultural, fortalecendo a cena artística local e aproximando pessoas da comunidade da linguagem do teatro de bonecos.
Encontros que aproximam
Cada atividade do projeto é planejada para 20 pessoas, preservando a troca e a convivência próximas.
Todas as ações contam com tradução em Libras realizada pelo coletivo Modo Bilíngue, garantindo acessibilidade e a presença ativa de pessoas surdas.
Entre os destaques já realizados em 2025:
O Corpo Feminino & Capacitismo – roda de conversa de abertura
Práticas de uma Educação Antirracista – roda de conversa
Espetáculo AmericanaMente (18+) – teatro de bonecos para público adulto
E tem muito mais vindo por aí: apresentações, oficinas e shows até fevereiro de 2026.
Fique atento à programação e participe!





